Ter um Projeto de Pesquisa Pronto em Pedagogia pode ser – e de fato é – um grande auxílio quando você precisa resolver a pesquisa que vai finalizar seu curso.
Não é mesmo?
No artigo especial de hoje, você vai ter alguns bons exemplos prontos na sua área. E se sua intenção é ter uma pesquisa exatamente com seu tema, escrita somente para você, é só seguir para o artigo: Onde Comprar TCC? Opinião e Instruções Confiáveis
Mas se você quer apenas exemplos prontos de projetos em qualquer tema, dentro de pedagogia, e em PDF, é só seguir nosso artigo que, além de trabalhos prontos, está recheado de dicas de qualidade para você preparar seu próprio projeto.
→Veja o que vai encontrar no texto de hoje a partir do nosso índice:
- TCCs Prontos e dicas para fazer um projeto de pesquisa em pedagogia
- A estrutura de um projeto de pesquisa em Pedagogia
- Por onde começar a entender seu projeto de pesquisa para o curso de pedagogia?
- A justificativa do projeto é onde você mostra o que já sabe
- Quais são os objetivos de seu projeto?
- O que é uma metodologia e o cronograma?
TCCs Prontos e dicas para fazer um projeto de pesquisa em pedagogia
Construir um projeto de pesquisa é o primeiro passo para começar a elaborar um TCC, uma dissertação de mestrado e uma tese de doutorado.
A construção de um projeto de pesquisa acontece após você ter definido o seu tema e seu objeto de estudo.
Aqui te mostraremos dicas para desenvolver um projeto de pesquisa em pedagogia ressaltando pontos vitais que você não pode esquecer para que o projeto esteja bem estruturado.
→ Se você quiser um passo a passo, confira o artigo deste site especializado: https://projetodepesquisa.com.br/educacao/projeto-de-pesquisa-em-educacao-pedagogia-modelo/
E antes mesmo de te passar as dicas para fazer seu Projeto de Pesquisa, disponibilizaremos PDFs com Projetos de Pesquisa Prontos abaixo:
A estrutura de um projeto de pesquisa em Pedagogia
Antes de começar, é importante saber qual é a estrutura de um projeto de pesquisa. Essa estrutura pode mudar de universidade para universidade. Por conta disso, não deixe de perguntar para a coordenação do seu curso se há um template para escrever o projeto.
Mas, basicamente, todos os projetos de pesquisa precisam contemplar os seguintes itens:
- Introdução
- Justificativa
- Objetivos da pesquisa (Gerais e Específicos)
- Metodologia
- Cronograma
- Resultados esperados
- Referências bibliográficas
- Anexos
Por onde começar a entender seu projeto de pesquisa para o curso de pedagogia?
Um grande erro é começar a escrever o projeto pela introdução. Entretanto, quando estamos escrevendo o restante do projeto, geralmente, acabamos descobrindo algumas coisas e modificando as nossas ideias iniciais.
Assim, se você já escreveu a sua introdução, ela precisará ser modificada para se adaptar às alterações que você fez em sua ideia inicial.
Dessa maneira, a dica é fazer a introdução por último, ou, pelo menos, após ter escrito a justificativa e ter delimitado bem o seu objeto e os seus objetivos da pesquisa.
Assim, dica é começar pelo objeto de estudo.
A definição de um objeto de estudo precisa estar muito claro em seu projeto. Pois é a partir dele que você estruturará toda a sua pesquisa. Sendo assim, pensemos um exemplo, se você tiver como objeto de estudo uma certa escola, um determinado ano do ensino básico e esteja pesquisando sobre a inclusão.
Bom, a partir desse pequeno objeto, você precisará estruturar o seu projeto de pesquisa justificando os motivos da inclusão ser algo importante na educação, qual a legislação a esse respeito e os motivos que te levaram a escolher essa determinada escola e o determinado ano.
Assim, a partir do objeto você pode começar a pensar a sua justificativa e quais são os seus objetivos. Itens que te mostraremos a seguir como são importantes de estarem bem desenvolvidos em seu projeto.
A justificativa do projeto é onde você mostra o que já sabe
A justificativa em um projeto é fundamental. Pois é nela que você irá apresentar para o seu orientador ou para um comitê de bolsas o que já sabe sobre o tema.
E sim, é preciso fazer uma pesquisa para construir um projeto. Você não pode fazer um projeto dizendo somente que irá pesquisar algo porque não sabe nada sobre ele. Afinal de contas, se você fizer assim, você não está justificando qual é a importância do que irá pesquisar.
Portanto, na sua justificativa, apresente dados que mostram a relevância do seu tema e do seu objeto de estudo. Nela você ainda poderá apresentar
Qual é a sua perspectiva teórica. Ou seja, você justificará a importância do seu tema a partir de uma série de leituras teóricas que você já fez. Assim, aproveite toda a bagagem teórica que as suas aulas te deram para justificar o seu projeto.
Vamos pensar um exemplo, alguém fará um projeto de pesquisa sobre o desenvolvimento das Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), ou Lei nº 9.394/1996 e o seu histórico. Assim, esse projeto de pesquisa precisará fazer uma leitura cuidadosa da lei, pesquisar quem eram os parlamentares envolvidos no seu desenvolvimento, qual era o governo e o contexto político no Brasil, e, além disso, quais são as influências teóricas na LDB. E, caso ainda pretenda-se fazer uma crítica a LDB, é preciso ter um embasamento teórico que possibilite tal crítica e ressaltar qual a importância da crítica à lei.
Isso tudo pode ser indicado na justificativa. Obviamente que não precisa ser algo extenso, pois a parte extensa será desenvolvida durante a pesquisa.
Quais são os objetivos de seu projeto?
Os objetivos revelam o que você pretende com a sua pesquisa.
Mas, tenha atenção, se você estiver fazendo um TCC, você não mudará o mundo com ele. Nem mesmo com um doutorado.
Portanto, em objetivos procure colocar itens como:
- Analisar o a aplicação da LDB em um determinado município.
- Verificar a inclusão nas escolas de ensino básico em um bairro x.
- Investigar a efetividade dos estágios supervisionados na formação de um professor.
- Como é aplicação do método de sala invertida em uma determinada turma de um bairro x em comparação com o bairro y.
Veja que esses objetivos não dizem algo como: mostrar como a LDB é ruim; ou mostrar como a inclusão é importante e promover leis para que ela seja obrigatória. Esse tipo de objetivo não é algo da prática acadêmica, pois não revela critérios científicos. Além disso, esse tipo de frase já está completamente atravessada por uma conclusão.
Lembre-se que ao fazer uma pesquisa, você possui sérias dúvidas sobre o assunto e fará uma série de verificações. Deixe suas conclusões para escrevê-las ao final do seu trabalho, não no projeto.
O que é uma metodologia e o cronograma?
A metodologia é como você fará a sua pesquisa. Assim, se você for fazer entrevistas, se fará observações, levantamento bibliográfico etc., precisará descrever isso na metodologia.
É fundamental que sua metodologia esteja bem descrita, pois isso te ajudará muito quando for fazer a pesquisa.
Além disso, a metodologia está completamente atrelada ao cronograma. No cronograma você colocará o porquê pretende fazer em cada mês.
Lembre-se que uma pesquisa não é feita somente com levantamento de dados, mas também de escrita. Sendo assim, coloque em seu cronograma os meses que usará para a escrita. Portanto, não vá fazer entrevistas ou levantamento de dados no final da sua pesquisa. Isso precisa ser feito nos primeiros meses.
Seguindo essas dicas, você conseguirá montar um projeto com o devido embasamento teórico e com a demonstração da importância da sua pesquisa.
E não se esqueça de fazer todas as referências na sua bibliografia. E também faça as citações de acordo com o formato que sua faculdade exige. Isso é fundamental para que seu projeto seja bem avaliado.
Aprenda ainda mais lendo nossos artigos especiais abaixo.