Um paper pode ser pedido a você para alguma disciplina específica, para participação de um congresso ou seminário, ou para demonstração de resultados de sua pesquisa.
E ter um Paper Pronto, pode te salvar. Não é mesmo?
Mas, onde conseguir um?
Se você procura exemplos prontos, além de dicas de qualidade, siga a leitura até o final. Temos certeza de que vai gostar.
Se precisa de um pronto, feito por um profissional, exclusivamente para você, receba propostas aqui.
Como você pode fazer um paper e como ele é?
Aqui te esclareceremos algumas dúvidas para que você consiga estruturar o seu paper e escrevê-lo da melhor maneira possível.
→ Veja nosso índice:
- O que é um Paper?
- O que é um paper acadêmico?
- O que é um paper científico?
- Papers Prontos: exemplos para se basear e serviço
- Como elaborar um paper e sua estrutura?
- Os diferentes tipos de Papers
O que é um Paper?
Para entender o conceito e significado de paper, podemos dizer que:
Um paper é uma comunicação acadêmica ou científica concisa que apresenta dados iniciais ou intermediários de uma pesquisa em andamento. Diferente de um artigo científico mais extenso, o paper é mais breve e pode ser utilizado tanto no meio acadêmico quanto por profissionais para apresentar rapidamente resultados a uma audiência, muitas vezes em conferências ou workshops.
Mas isso não significa que é um simples resumo.
Dessa maneira, em um paper você precisa se concentrar em demonstrar dados iniciais ou intermediários de uma pesquisa que está em andamento e de maneira mas breve.
Normalmente quando apresentamos um paper, a intenção é que a apresentação seja rápida para que outras pessoas também possam expor os seus materiais.
Um paper pode tanto ser utilizado na área acadêmica, como também por profissionais de algumas áreas que pretendem apresentar dados de maneira rápida a uma instituição.
Para entender o que é um paper, é importante entender a sua distinção com um artigo científico.
Um artigo científico terá uma extensão maior e comumente é destinado para publicações em revistas acadêmicas. Apesar de um paper poder ser publicado em revistas também, é mais comum que isso aconteça com um artigo, pois ele apresentará resultados e análises mais completos.
Além disso, quando um artigo científico é publicado em uma revista acadêmica, ele passa pela chamada revisão por pares que é altamente rigorosa para saber se o artigo é de relevância ou não.
Nesse contexto, um artigo científico passa por um rigoroso processo de revisão antes da publicação.
Um “paper”, por outro lado, pode ser mais amplamente utilizado e pode incluir trabalhos apresentados em conferências ou workshops.
Apesar dessas diferenças, não se assuste caso alguém acabe utilizando os termos como sinônimo, isso é bem comum de acontecer.
Uma dica importante para você se situar sobre os papers, é: caso você vá escrever um paper para uma instituição em especial, não deixe de verificar se ela possui um padrão obrigatório.
O que é um Paper Acadêmico?
Um paper acadêmico é aquele que você escreve para comunicar alguma pesquisa que está realizando. Algumas pessoas gostam de distinguir um paper acadêmico de um paper científico, que apresentaremos a seguir.
Porém, os termos podem ser tidos como sinônimos.
Mas, na interpretação que faz a distinção entre os termos, o paper acadêmico seria aquele voltado para as ciências humanas.
Porém, vale ressaltar que esse tipo de distinção pode acabar promovendo um preconceito acadêmico em que as ciências humanas não são consideradas realmente ciência por não apresentarem números.
Ou seja, o uso do termo enquanto uma distinção entre paper acadêmico com o paper científico pode levar a uma diminuição das ciências humanas e desmerecer as suas contribuições.
Quando, na verdade, ambas as áreas possuem sua relevância e contribuição para o conhecimento científico.
O que é um Paper Científico?
Assim, como você já deve deduzir, o paper científico é aquele voltado para as ciências exatas e naturais.
Assim, a distinção entre os termos paper acadêmico e científico estará mais ligada à sua área de estudo do que uma distinção de estrutura e objetivo do documento.
Papers Prontos: exemplos para se basear e serviço profissional
Sabemos que muitos visitantes precisam de modelos e exemplos de papers prontos para se basear, ou mesmo para terem uma referência para elaborarem os seus próprios.
Muitos entram em contato para conseguir um profissional que os escreva com qualidade.
Assim, para ter um paper pronto, independentemente do que você precisa, vamos deixar abaixo dois links para você aproveitar
Como elaborar um Paper e sua Estrutura?
Inicialmente, para elaborar um paper, você precisa ter um tema sobre o qual está trabalhando há algum tempo.
Podemos usar como exemplo, alguém que está fazendo um mestrado e irá participar de um congresso em sua área.
Assim, ele poderá fazer um texto de mais ou menos umas 5 páginas para apresentar esses resultados.
Além disso, o paper também pode ser enviado para a publicação em alguma revista acadêmica.
Geralmente, um paper segue uma estrutura padrão, incluindo elementos como:
- introdução,
- revisão da literatura,
- metodologia,
- resultados,
- discussão e
- conclusão.
Vale destacar que um artigo científico também poderá ter a mesma estrutura, entretanto, os itens serão mais longamente desenvolvidos e haverá maior profundidade nos assuntos e na pesquisa.
Os papers também podem conter imagens e gráficos par demonstrar os resultados, desde que a extensão dele não seja ultrapassada.
Assim, os papers são escritos de forma objetiva e direta. Ao mesmo tempo, eles também são construídos por meio de evidências rigorosas, podendo ter o uso de citações quando necessário e é fundamental que exista as referências bibliográficas ao final do paper para indicar que houve um cuidado acadêmico em sua construção.
Os diferentes tipos de Papers
Assim como os artigos, os papers também podem ser distintos.
O que fará a diferença entre eles é o objetivo e o método que foi usado pelo pesquisador para expor os resultados da pessoa que ele está realizando.
Alguns tipos comuns incluem:
- Paper de pesquisa: Apresenta pesquisas originais e inéditas.
- Paper de revisão: Analisa e sintetiza a literatura existente sobre um determinado tema.
- Paper de conferência: nesse caso é um paper que pode apresentar uma pesquisa, mas ele é destinado para uma apresentação em especial.
- Relatório de caso: Descreve um caso específico que contribui para o conhecimento na área. É comum que esse tipo de paper traga relatos de diagnóstico, condições e até mesmo de tratamentos sobre um objeto em especial.
- Estudo de caso: Analisa um caso específico em profundidade e tenta demonstrar o seu funcionamento, ou apresentar quais são os métodos que são utilizados para compreendê-lo.
- Paper de divulgação científica: Nesse caso, o paper é claramente uma prévia de um artigo científico que será publicado quando o pesquisador encerrar a sua pesquisa inteira. Esse costuma a ser publicado em revistas científicas que atingem um público mais variado e não somente o da área de estudo do pesquisador.
Independentemente do tipo de paper que você faz, o mais importante é saber que ele precisa ser claramente desenvolvimento.
Já que a extensão dele costuma a ser menor, você não pode dar vazão para que alguém compreenda algo que você quis escrever de uma outra maneira.
Portanto, tenha muito cuidado com a sua redação e lembre-se de ir direito ao ponto.