Tenha seu TCC pronto sobre gravidez na adolescência!

TCC pronto serviço social Gravidez na Adolescência
Dicas valiosas em para seu TCC pronto sobre Gravidez na Adolescência.

Procurando um TCC pronto sobre gravidez na adolescência? Aqui você vai encontrar em diversas áreas, como Serviço Social, Pedagogia, Economia, Direito, Medicina, Enfermagem, Psicologia e muitos outros cursos, além de dicas essenciais. Vamos te apresentar muitas dicas e te dar duas opções abaixo para sua escolha!

Veja a seguir:

  1. Quer adquirir um TCC exatamente com seu tema? Pesquisado e escrito somente para você, com todos os detalhes que quer e precisa, sem plágio e no seu prazo? Então leia agora o conteúdo exclusivo no texto: Onde Comprar TCC? Opinião e Instruções Confiáveis
  2. Mas, se precisa somente de um modelo de TCC sobre gravidez na adolescência já publicado em PDF, para ter uma base e boas referências para escrever seu TCC, então continue nosso artigo de hoje, pois traremos as melhores dicas. Você vai gostar.

Vamos começar com as pesquisas prontas e aprovadas?

 

→Veja o índice do que trazemos hoje:

 

TCC sobre gravidez na adolescência em PDF: exemplos prontos para usar como modelo

TCC sobre Gravidez na Adolescência: modelos em PDFs para você!
Modelos prontos para seu TCC sobre Gravidez na Adolescência

Vamos te apresentar ótimos exemplos de TCCs na área de Serviço Social com seu tema prontos e aprovados para ter uma base a respeito de:

  • Toda a estrutura conforme ABNT,
  • Ideias de autores da área,
  • Referências de pesquisas com seu tema.

São trabalhos atuais, escolhidos por relevância na sua área. Entre eles, temos artigos para TCC de serviço social, monografias e outros tipos de TCCs que abordam esses temas. Ótimo para você que tem que preparar um projeto ou mesmo o trabalho final, por exemplo.

TCC pronto sobre Gravidez na Adolescência? Sobre o que você vai encontrar os trabalhos prontos?

Seleção de temas para TCCs prontos sobre Gravidez na Adolescência
TCC pronto: lista com opções temáticas sobre Gravidez na Adolescência

Na listagem abaixo você encontra algumas variações do tema. E logo após nosso link para você ter acesso aos trabalhos prontos em diversas áreas, como Serviço Social, Pedagogia, Economia, Direito, Medicina, Enfermagem, Psicologia e muitos outros cursos.

  • Gravidez na adolescência no Brasil
  • Gravidez na adolescência riscos
  • TCC pronto serviço social gravidez na adolescência
  • Gravidez na adolescência consequências
  • Gravidez na adolescência prevenção
  • Gravidez na adolescência precoce
  • Gravidez na adolescência fatores
  • Entre outros

 

  • Acesse aqui e aproveite.

Você também pode estar procurando auxílio para fazer:

  • Revisão de Literatura
  • Projeto de pesquisa/Pré-Projeto
  • Artigo Acadêmico
  • Estudo de Caso
  • Referencial Teórico

Faça seu Pedido a um Profissional da área acadêmica aqui.

Dicas para fazer um TCC sobre gravidez na adolescência

Faça seu TCC sobre Gravidez na Adolescência usando nossas dicas
Entenda como fazer um bom TCC com o tema Gravidez na Adolescência

Trabalhos de Conclusão de Curso muitas vezes abordam temas que estão relacionados com os mais diversos tipos de problemas sociais.

Um deles é a gravidez na adolescência, um tema que permite ser investigado a partir de diversas “lentes”, isto é, do ponto de vista social, biológico, econômico, jurídico, entre outros.

 

Nesse sentido, o tema da gravidez na adolescência pode ser objeto de estudo de um TCC Serviço Social, Pedagogia, Economia, Direito, Medicina, Enfermagem, Psicologia e muitos outros cursos de graduação.

 

No texto de hoje, vamos falar um pouco sobre esse tema que pode render um interessante TCC.

Vamos lá?

Gravidez na adolescência: principais pontos que você precisa saber

Informações valiosas que você precisa saber para um bom trabalho acadêmico com o tema Gravidez na Adolescência
Alguns pontos importantes para seu trabalho com o tema Gravidez na Adolescência

A Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu como gravidez na adolescência aquelas ocorridas entre os 10 e 19 anos de idade, mesmo intervalo considerado pelo Ministério da Saúde. Já de acordo com o ECA, o Estatuto da Criança e do Adolescente, adolescente é aquele que possui entre 12 e 18 anos.

Do ponto de vista biológico, a gestação ocorrida nessas idades é considerada de risco. Olhando pelo lado social, a gravidez na adolescência é vista como um problema que demanda a implementação de uma série de políticas públicas de conscientização.

Esse é um problema que atinge sociedades no mundo, não se restringindo somente ao nosso país ou a nações mais pobres.

Dados apontam que mais 7 milhões de adolescentes se tornam mães a cada ano no mundo. No ano de 2010, a Organização das Nações Unidas (ONU) apresentou um relatório que aponta que 12% das adolescentes entre 15 e 19 anos já eram mães de pelo menos um filho.

No caso do Brasil, pesquisas indicam que 300 mil crianças no Brasil nascem de mães na faixa etária compreendida entre os 12 e 17 anos.

Diante desse cenário, pesquisadores, analistas, políticos, psicólogos, médicos e professores chamam a atenção para vários aspectos de risco envolvendo a gravidez na adolescência, bem como as suas causas.

Nesse sentido, tanto os riscos como as causas são elementos fundamentais e dos quais você precisa reunir o máximo de conhecimento possível para assim tratar esse tema em seu TCC, seja do ponto de vista social, econômico, informacional, de saúde ou biológico.

Vamos falar melhor sobre eles.

Os riscos e causas de uma gravidez na adolescência

Orientações para seu TCC pronto Gravidez na Adolescência
Alguns pontos para você escrever seu TCC sobre Gravidez na adolescência.

Os riscos de uma gravidez na adolescência também podem ser de diferentes naturezas: social, psicológico, financeiros, físicos e biológicos.

Do ponto de vista dos aspectos relacionados à saúde, a gravidez na adolescência apresenta riscos tanto para a mãe quanto para a criança. Isto porque ainda não há um preparo físico e biológico completo da adolescente para gerir um bebê.

As consequências podem ser:

  • Os recém-nascidos podem apresentar baixo peso;
  • Bebês prematuros;
  • Maior risco de aborto espontâneo;
  • Complicações no parto que podem forçar uma cesárea;
  • Má-formação fetal;
  • Complicações e prejuízos no desenvolvimento do bebê;
  • Anemia;
  • Aumento no risco de morte da gestante durante o parto;
  • Depressão pós-parto e rejeição do bebê pela mãe.

Além desses fatores, não devem ser menosprezadas as implicações psicológicas e emocionais. Muitos psicólogos chamam a atenção da incapacidade de adolescentes lidarem com tamanha responsabilidade que é cuidar e educar uma criança.

O argumento é que os adolescentes não estão preparados e não possuem maturidade para lidar com essa realidade.

Levando em consideração todos esses aspectos é muito importante ter em mente a dimensão socioeconômica da gravidez na adolescência.

E essa face socioeconômica está diretamente ligada com as causas desse tema que é considerado um problema a ser encarado. Muitas pesquisas que trazem dados em suas análises apontam que esse é um problema que se concentra em determinados grupos da sociedade, apesar de apresentar ocorrências em vários segmentos.

Dessa forma, podemos listar aqui alguns fatores que são apontados como causas da gravidez na adolescência.

  • A falta de informação aparece como a mais importante causa da gravidez na adolescência.

Muitos analistas e pesquisadores apontam que a o fato de muitos jovens não terem acesso a informações claras sobre a iniciação na vida sexual, seus cuidados, os métodos contraceptivos, bem como informações sobre o ciclo menstrual e o período fértil das mulheres, leva com que a gravidez na adolescência seja uma espécie de acidente na vida de meninas jovens.

Como vimos, a “ficha” da desinformação pode ser longa, demando assim um trabalho extenso e conjunto que abarque desde os métodos contraceptivos até aspectos próprios do corpo feminino.

Essa desinformação pode estar ligada a diversos fatores, desde a ausência do Estado e de suas agências de informação, saúde e educação ou mesmo por questões familiares.

  • O segundo é a dispensa de métodos contraceptivos mais seguros e favorecimento daqueles que são considerados menos eficientes por profissionais da saúde.
  • Outra causa pode estar ligada ao fator financeiro. Mesmo que haja a distribuição gratuita de pílulas anticoncepcionais de preservativos em postos de saúde, isso não garante o acesso livre e total a esses métodos. É comum que muitas meninas afirmem que não fazem uso da pílula anticoncepcional ou têm acesso a preservativos por falta de dinheiro.

Um fator que vai além das questões de acesso à informação e de ordem econômica diz respeito a gravidez na adolescência como consequência do abuso sexual de adolescentes. Embora esse seja um problema mais comum nas classes mais baixas, ou seja, afeta mais adolescentes pobres, ele está presente nos mais diversos segmentos sociais e países do mundo.

A gravidez na adolescência é, portanto, uma questão que perpassa vários campos, desde o socioeconômico, jurídico e psicológico.

Tendo em vista todas essas informações que trouxemos no texto, é preciso que você tenha em mente que a gravidez na adolescência é um tema visto como um problema a ser encarado na vida em sociedade.

Dessa forma, caso você escolha a gravidez na adolescência como objeto de estudo, é muito importante que você saiba que esse é um tema que deve ser olhado a partir de uma visão crítica e problematizada.

Falando de forma mais simplificada: não encare a gravidez na adolescência como um assunto comum em seu Trabalho de Conclusão de Curso, mas sim como um problema ou questão que precisa de respostas.

Além disso:

  • A gravidez na adolescência é um tema que para ser melhor analisado irá requerer que você faça o uso dados socioeconômicos em sua pesquisa.

Nesse sentido, tenha em mente que você deve recolher esses dados em instituições de pesquisa que são reconhecidas por seu rigor científico metodológico.

Alguns exemplos: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e Ministério da Saúde.

  • Assim como na coleta de dados, você também deverá ter bastante cuidado no material que será usado como referência bibliográfica do seu trabalho. Busque artigos, livros, teses e dissertações em plataformas como Portal da Capes, Scielo e Google Acadêmico.

Nesses sites você irá encontrar trabalhos acadêmicos com reconhecimento científico e que podem ser usados como base na sua pesquisa de TCC.

  • Todas as fontes que você utilizar em seu TCC devem ser indicadas, tanto no decorrer do texto quanto na listagem final das referências bibliográficas.

Não se esqueça que não referenciar uma informação, ou seja, não indicar de onde ela foi retirada, é considerado plágio. Portanto, motivo de reprovação de um TCC pela banca de avaliação.

  • Escreva seu TCC de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa e faça a formatação de acordo com as normas da sua instituição.

Boa escrita e boa sorte!