Para você que está procurando um TCC pronto sobre a Lei Maria da Penha, um que aborde exatamente o que precisa, você chegou ao lugar certo, pois temos duas opções para você.
- Quer adquirir um TCC Maria da Penha pronto, escrito somente para você, sem plágio, com os detalhes que você escolher, dentro de seu prazo e de forma confiável? Então você deve ler o artigo especial Onde Comprar TCC? Opinião e Instruções Confiáveis
- Se quer um TCC que fale deste tema e que já foi publicado e aprovado para ter base, além de boas dicas, pode continuar a leitura de hoje que você vai gostar.
E quais exemplos prontos sobre a Lei Maria da Penha que você vai encontrar aqui?
Vou te mostrar uma listagem com apenas alguns, pois nossa relação sempre aumenta. Temos artigos científicos, monografias entre outros:
- Lei Maria da Penha e Feminicídio TCC
- Pré-Projeto TCC Lei Maria da Penha
- Medidas protetivas da Lei Maria da Penha TCC
- Ineficácia das medidas protetivas da Lei Maria da Penha TCC
- TCC Lei Maria da Penha e Gênero
- TCC Lei Maria da Penha e Políticas Públicas
- TCC Lei Maria da Penha e Violência Doméstica
- Mortalidade Feminina e a Lei Maria da Penha
- Velhas Propostas da Lei Maria da Penha
- TCC Lei Maria da Penha e Proteção Legal
- TCC Lei Maria da Penha e desafios políticos
- Natureza Jurídica e Lei Maria da Penha TCC
- Entre outros
Então vamos começar com os exemplos prontos, e se você quiser dicas essenciais, separamos várias a seguir.
[elementor-template id=”1411″]
→Veja o índice do que trazemos hoje:
- TCC Lei Maria da Penha pronto em PDF: modelos para você ter como exemplo
- Dicas para fazer TCC sobre Lei Maria da Penha
- Clareando o assunto sobre o tema: o que é a Lei Maria da Penha?
- O tema para TCC Lei Maria da Penha e suas delimitações
- Como introduzir o assunto no seu TCC sobre a Lei Maria da Penha?
- Questões sobre a Metodologia
TCC Lei Maria da Penha pronto em PDF: modelos para você ter como exemplo
Separamos vários TCCs prontos e aprovados com diversas linhas temáticas que você pode consultar para ter uma ideia sobre estruturação ABNT, autores sobre seu tema, além de ficar por dentro de como estão as pesquisas na sua área.
São TCCs prontos escolhidos a dedo por serem atuais ou terem relevância acadêmica.
- Acesse aqui e aproveite.
[elementor-template id=”1414″]
Você também pode estar procurando auxílio para fazer:
- Revisão de Literatura
- Projeto de pesquisa/Pré-Projeto
- Artigo Acadêmico
- Estudo de Caso
- Referencial Teórico
Faça seu Pedido a um Profissional da área acadêmica aqui.
Dicas para fazer TCC sobre Lei Maria da Penha
O tema da violência de gênero tem ganhado destaque e se tornando objeto de estudo cada vez mais.
Há uma ampla discussão na academia e na sociedade civil sobre as formas de combate à violência contra mulher. Essas discussões, por sua vez, têm se traduzido na implementação de políticas específicas de combate.
Umas das políticas de maior destaque é a Lei Maria da Penha e muitos pesquisadores têm se empenhado a investigar esse tema e hoje nós iremos te dar algumas dicas para realizar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre essa lei.
Vamos lá?
[elementor-template id=”1418″]
Clareando o assunto sobre o tema: o que é a Lei Maria da Penha?
A Lei 11.340 ficou popularmente conhecida em nosso país como Lei Maria da Penha. Mas quem é Maria da Penha?
Maria da Penha Maia Fernandes, mulher que dá nome a Lei, é uma farmacêutica brasileira. No ano de 1983, Maria da Penha foi agredida por seu então companheiro, o professor universitário Marco Antônio Heredia Viveros.
As agressões sofridas por Maria da Penha foram gravíssimas. A vítima ficou paraplégica após Heredia disparar contra ela.
Maria teve de ser internada em um hospital, passar por diversas cirurgias e após o retorno voltou a ser novamente agredida. Dessa vez, Heredia tentou eletrocutá-la durante o banho.
Como podemos ver, as agressões foram bastante graves e o tema acabou gerando uma forte comoção social. Dessa forma, o tema da violência contra as mulheres ganhou mais destaque nas organizações da sociedade civil.
O que é importante saber sobre esse tema é que esse caso ter ganhado notoriedade não se traduziu automaticamente na criação do que hoje conhecemos como Lei Maria da Penha, embora tenha gerado intensas discussões sobre o assunto.
Para se concretizar como lei levou algum tempo. Somente no ano de 2006 a lei foi sancionada.
Nesse intervalo de tempo, Maria da Penha lançou um livro que relata as agressões sofridas por ela e suas filhas durante seu casamento com Marco Antônio Heredia Viveros.
O tema para TCC Lei Maria da Penha e suas delimitações
Como é muito comum falarmos aqui, um tema de TCC sempre deve passar por “filtros” ou recortes. Veja que a Lei Maria da Penha é um tema muito amplo para somente um TCC.
Portanto, é necessário fazer recortes de tempo e espaço para tornar seu trabalho mais objetivo.
Também devemos extrair uma pergunta ou problematizar o tema.
Abaixo colocamos dez exemplos de delimitações desse tema e que podem te ajudar no processo. Note que você ainda pode delimitar ainda mais.
Veja:
- O processo de criação da Lei Maria da Penha
- Investigando as raízes da criação da lei: quem foi Maria da Penha?
- O debate legislativo sobre a Lei Maria da Penha
- A implementação de medidas protetivas no âmbito da Lei Maria da Penha
- Repercussão internacional da Lei Maria da Penha
- Uma análise dos limites da aplicação da Lei Maria da Penha
- Aplicação da Lei Maria da Penha nas delegacias de mulheres: O caso do Rio de Janeiro
- Aspectos socioeconômicos dos denunciantes e denunciados no âmbito da Lei Maria da Penha
- A ligação entre as correntes feministas e a Lei Maria da Penha
- O papel da sociedade civil no contexto de aprovação da Lei Maria da Penha
Como introduzir o assunto no seu TCC sobre a Lei Maria da Penha?
Todo tema de pesquisa precisa de uma introdução e contextualização do assunto.
Isso porque embora muitos temas sejam bastante conhecidos, você deve supor que algum leitor não tenha conhecimento sobre ele.
A partir deste tema que estamos analisando, você pode escolher alguns caminhos para introduzir o assunto. Vamos te dar algumas dicas
- A sua introdução pode partir da questão da violência contra as mulheres em um aspecto mais geral, tratando o tema a partir de uma questão mais jurídica à princípio para depois entrar no caso específico da Lei Maria da Penha.
- Você também pode optar por começar contextualizando o leitor sobre a história da Maria da Penha, ou seja, como os fatos se desdobraram até que se tornasse uma lei que tem por objetivo proteger a vida das mulheres.
Como já dissemos, o importante ao introduzir o assunto de seu trabalho, é sempre levar em consideração que ele pode ser lido e entendido por qualquer pessoa.
Por isso, você deve sempre estar atento em passar sua mensagem de forma objetiva e didática.
Questões sobre a Metodologia
A metodologia em um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um dos aspectos mais importantes a serem levados em consideração.
Passar ao leitor que seu método de trabalho é consistente e baseado em informações confiáveis é importante para dar credibilidade para sua pesquisa.
No caso do tema que estamos conversando aqui, a Lei Maria da Penha, veja algumas dicas:
- Esse é um tema que trata uma história pessoal, ou seja, com muitos detalhes e particularidades. Como já informamos no início do texto, Maria da Penha escreveu um livro em que narra as agressões sofridas.
Caso sua pesquisa busque trazer um enfoque mais pessoal sobre o assunto, essa é uma fonte bibliográfica de extrema importância. Dessa forma, ao invés de utilizar informações de terceiros, busque fazer esses registros diretamente do livro da vítima.
- Caso a sua abordagem tenha um ponto de vista mais jurídico, é muito importante que você se baseie em informações de pessoas qualificadas no tema.
Assim, reúna um material a partir de livros, artigos e outros tipos de produção acadêmica que tenham respaldo científico. É bastante seguro fazer buscas em sites como o Scielo, Google Acadêmico e Portal da Capes. Pois nesses sites somente artigos com rigor científico podem ser encontrados.
- Lembre-se que você está tratando de uma Lei e assim há uma série de documentos oficiais que tratam do assunto.
Esses documentos são facilmente encontrados em sites do governo. Ao realizar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), tenha em mente que fazer análise a partir de fontes primárias, ou seja, de documentos oficiais, como leis, decretos, despachos, entre outros, enriquece sua pesquisa.
- Busque separar sua pesquisa em capítulos ou tópicos, evitando escrever um texto livre que canse e confunda o leitor. Além disso, fazer essa divisão te ajuda no próprio processo de escrita.
Essa divisão deve ser de acordo com o número de páginas estabelecidos por sua instituição ou departamento de curso.
Em alguns cursos, o trabalho final deve ser entregue em formato de artigo de até vinte páginas. Assim, é um trabalho mais compacto e que deve ser divido em tópicos.
Em outros lugares, o TCC é de estilo monografia, podendo chegar até sessenta páginas. Nesse caso, o ideal é que a separação seja por capítulos.
Algumas dicas gerais para escrever um Trabalho de Conclusão de Curso:
- Redija o texto fazendo uso da norma culta da Língua Portuguesa. No entanto, lembre-se que você não deve exagerar e parecer extremamente formal.
- Antes de começar a escrever seu texto, leia o manual de TCC da sua instituição. Lá você terá acesso ao número de páginas razoável para o seu trabalho e as normas de formatação.
- Procure um orientador mais próximo o possível do seu tema de pesquisa. Pode ser que você não encontre alguém que estudo exatamente aquele tema, mas é necessário ter alguma familiaridade.
Boa escrita e boa sorte!